6 dicas para aumentar a produtividade na hora de escrever

aumentar produtividadeIndependente de qual seja sua profissão, a forma como vivemos hoje oferece o mundo a um clique de distância, por isso é de se esperar que as pessoas tenham a tendência de adiar tarefas sem intenção. Na hora de escrever não é diferente, alguns poucos itens podem derrubar a sua produtividade, transformando um trabalho de poucos minutos em longas horas, em especial porque escrever é algo que demanda concentração e criatividade, e apenas quem escreve sabe como é difícil conseguir os dois.

Pensando nisso elaboramos 6 dicas que ajudarão você a manter a produtividade em alta.  Vamos lá?

Mantenha o celular no silencioso

A maioria dos escritores quando começam a escrever necessitam de um aquecimento, como se fosse um tempo para “pegar no tranco”, para só então a escrita começar a fluir. O problema é que qualquer distração pode ser a chave para acabar com um processo de escrita e, convenhamos, atualmente nada tem tanto potencial distrativo quanto nossos celulares. Para resolver isso, uma vez que estiver definido que você irá escrever naquele momento, coloque o celular no modo silencioso (se possível até no modo avião), evitando assim possíveis interrupções.

Tenha horários pré-determinados para responder mensagens

Em relação ao tópico anterior, é importante ficar claro que não estamos falando para você se desligar do mundo completamente durante todo o dia. Mensagens chegarão enquanto você escreve e você precisa respondê-las, por isso, estabeleça horários específicos para essa atividade, evitando assim possíveis problemas e também baixa produtividade.

Busque conhecimento ANTES de escrever

Para garantir um material de qualidade e não meramente uma cópia com palavras trocadas, é necessário que o escritor busque conhecimento antes de dar início ao processo de escrita. Afinal, como ele passará determinado conhecimento para o leitor se nem mesmo ele entendeu sobre o que estava escrevendo? É necessário que o escritor entenda sobre o que vai escrever para que o processo flua de forma natural.

Não se perca em suas buscas

Dependendo do que se vai escrever, é possível buscar um conhecimento prévio, o que implica em ler notícias e posts. Entretanto, como dissemos no primeiro tópico, ao navegar na internet tem-se um mundo de possibilidades, e com isso torna-se fácil que o processo de busca de informação (essencial para a escrita), se torne ineficiente.

Feche seu e-mail

Quando vamos trabalhar tudo parece mais interessante do que o que temos de fazer naquele momento. Por isso, para evitar interrupções na hora de escrever, mantenha a caixa de e-mail fechada evitando a curiosidade de checar tudo aquilo que chegou e a criação da falsa urgência em responder.

Separe as notícias e posts que você deve ler para escrever e logo feche outras abas, para evitar o atraso da tarefa e, consequentemente, aumentar sua produtividade.

Aplique o método do tomate

A técnica do tomate foi desenvolvida por um francês, Francesco Cirillo, que batizou a técnica com este nome após ter utilizado um cronômetro em formato de tomate. Francesco criou esse metodo com o intuito de manter sua produtividade alta e o esforço no trabalho não tão desgastante quanto normalmente é. A técnica consiste em trabalhar por um tempo médio de 25 minutos, e fazer pausas de 3 a 5 minutos, repetindo esse processo durante todo o tempo de trabalho. Fazer isso garante que você esteja sempre “descansado” e com a cabeça fresca para seguir com a escrita.

Escrever é uma tarefa simples, porém, pode se tornar muito trabalhosa se não forem tomadas as devidas medidas para se criar um ambiente favorável a isso. Vale a pena investir nessas dicas para aumentar sua produtividade na hora de escrever, garantindo assim um material de excelente qualidade.

Como anda seu processo de escrita? Conte-nos abaixo no espaço para comentários e assine nossa newsletter para receber mais dicas.

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

4 comments

  1. Boa tarde!
    Acabei de ler as 6 dicas para aumentar a produtividade na hora de escrever, adorei, apesar se já trabalhar mais ou menos dessa forma, ainda me falta um pouco de determinação.

    Mas muito grata pelas 6 dicas.

    Waldete

    • Olá.
      Dicas muito bacanas! Mas para mim algumas se fazem desnecessárias pelo fato de minhas inspirações virem “do nada” e quase prontas. Onde eu estiver, pego meu bloquinho, caneta, sento e escrevo. Muitas das minhas inspirações surgem em conversas, em acontecimentos do dia a dia… Mas é evidente que, sendo um trabalho com prazo e regras, que exige um esforço para a inspiração, esses “rituais” são de extrema importância.
      Valeu pelas dicas! Vou salvar para me lembrar delas quando decidir escrever meu livro.

  2. Elio Bittencourt Moreira says:

    Gostei das dicas apesar de, para mim serem apenas uma confirmação,
    pois é justamente o que faço quando estou em casa escrevendo.
    Mas concordo que sejam importantes para quem está iniciando-se na escrita.
    Quanto ao barulho, nunca tive problemas, pois o que eu gosto mesmo é de escrever
    caminhando pelas ruas, ou sentado em banco de uma praça ouvindo o murmurinho das pessoas ao meu redor. Neste caso já me tornei conhecidíssimo pelas avenidas e ruas de Torres, onde ninguém interfere e respeitam a privacidade destes momentos especiais, onde o importante é criar!
    Para mim e sei que para outros também, este sistema de escrever em meio a multidões se torna gratificante, pois as palavras parecem fluírem com mais espontaneidade, alem disso podemos captar
    diariamente “coisas” do cotidiano que nos levem a novas ideias para escrever. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>