Livros digitais X Livros de papel: Qual o melhor?

Livros digitais X Livros de papelA tecnologia tem se tornado cada vez mais presente e essencial no nosso dia a dia. Já não conseguimos nos imaginar enfrentando rotinas sem a ajuda de nossos computadores, smarthphones, tablets e muitos outros eletrônicos que têm revolucionado a nossa maneira de nos relacionarmos com o trabalho, amigos e hábitos de vida.
Quem nunca acreditou que até a literatura se renderia aos encantos da tecnologia se enganou, e pode perceber o crescimento constante do mercado de livros digitais em todo o mundo.
É claro que os livros de papel ainda carregam seu próprio charme, mas suas versões digitais têm ameaçado seu reinado. Quem venceria a batalha pela melhor opção de leitura do mercado: o livro de papel ou os digitais?

Benefícios de um livro de papel

Boa parte dos apaixonados por leitura e pelo prazer de escolher um livro em uma biblioteca ou livraria, consegue apontar vários benefícios de se optar por um livro de papel do que por sua versão digital:

  • Facilitam a concentração: É mais fácil se concentrar para ler um livro de papel, já que no momento em que você começa um capítulo, não existe nenhuma outra distração para que você interrompa a leitura.
  • Agradável para a vista: Não existe nada mais confortável do que ler algo escrito no papel. A luz refletida pelo material dos livros não irrita os nossos olhos, permitindo a prática da leitura por várias horas.
  • Contato físico: Muitos apaixonados por leitura sentem prazer não somente em ler no papel, mas em tocar a capa, sentir o cheiro de uma nova publicação e até mesmo de passar as páginas para ler um próximo capítulo.
  • É possível emprestar para outras pessoas: Quando você lê um livro que adora, é ainda mais divertido poder emprestar para outra pessoa que também admira aquele estilo de leitura ou autor. Quando os livros são impressos, se torna mais fácil repassar o seu exemplar para alguém.
  • Prático para fazer anotações: Essa vantagem é muito interessante para livros didáticos, já que a possibilidade de fazer anotações sobre as pontuações de um professor durante a aula facilita os momentos de estudo em casa. Em livros impressos, a anotação pode ser feita com a ajuda de um lápis ou uma caneta.

Todas as vantagens citadas acima são bons motivos para você não abrir mão do seu livro de papel. Porém, o uso do livro digital também tem seus benefícios.

Benefícios de um livro digital

Os livros digitais, quando começaram a ser produzidos e comercializados, enfrentaram muitas resistências dos leitores mais apaixonados por esse hábito. Muitos deles, entretanto, têm achado cada vez mais atrativo usufruir dos benefícios de ter uma versão virtual de suas histórias favoritas. Confira algumas vantagens dessa versão dos livros:

  • Facilidade para comprar novos livros: O livro digital é comercializado nos sites de grandes lojas e livrarias, podendo ser adquirido também através do próprio aparelho de leitura. Basta você ter a vontade, e o dinheiro, para comprar algum título e acessar a internet para finalizar a aquisição.
  • Não ocupam espaço: Esse talvez seja o melhor benefício dos livros digitais, já que é possível armazenar vários títulos diferentes em apenas um aparelho. Quando o espaço do aparelho se esgotar, você ainda pode usufruir do sistema de armazenamento de dados em nuvens, nunca tendo que abrir um espaço para uma biblioteca em sua casa.
  • Fácil para transportar: Quando você vai viajar, ou sair de casa, e quer levar mais de um livro com você, pode ser difícil transportar um grande volume de títulos diferentes. Com o livro digital, basta você ter espaço suficiente na memória do aparelho para que carregue uma grande biblioteca em qualquer lugar que você for.
  • É sustentável: Livros digitais nunca vão precisar de folhas de papel para serem produzidos. Quanto mais pessoas utilizarem livros digitais, menos árvores serão transformadas em papel.
  • Facilidade para pesquisar: Muitas vezes, quando lemos um livro, é necessário consultar o dicionário ou fazer uma pesquisa para entender alguma palavra ou assunto discutido na história. Com livros digitais, essa pesquisa está apenas a poucos cliques de você, já que a grande maioria dos readers podem se conectar à internet.
  • Conquista os mais jovens: Os livros digitais têm ganhado destaque nos ambientes escolares e de educação por trazerem novamente a atenção dos jovens para o hábito da leitura.

Escolhendo o melhor modelo para você

Na intensa batalha entre os livros de papel e os livros digitais, é preciso entender que cada modelo tem seus benefícios e suas desvantagens durante o uso. Para escolher qual tipo de livro é o ideal para você, basta avaliar quais dessas opções se adequam mais ao seu estilo de vida. Lembre-se, não existe certo ou errado para escolher a sua preferência por leitura.
Os livros de papel podem estar sofrendo muito com o nascimento dos livros digitais, porém, ainda vai demorar muito para perderem o prestígio e o espaço no mercado. Essa situação, entretanto, não impede o crescimento cada vez mais forte e impressionante do mercado dos livros digitais: uma moda que, aparentemente, também veio para ficar.

Queremos saber a sua opinião sobre esse assunto! Qual é o seu estilo de livro favorito? Deixe seu comentário!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 comments

  1. Dificil decisão eu prefiro o livro de papel, deve ter uns 100 em casa, aqueles que não da pra dispensar, mas ler no celular, principalmente enquanto aguarda alguma coisa, tambem nao da pra passar em branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>