Como otimizar a busca dentro do seu PDF

otimizar busca pdf

Ao elaborar seu PDF, seja para seu curso online ou e-book para seus clientes, você deseja que este conteúdo seja bem recebido pelo seu público, não é? Principalmente se o manual, apostila ou livro tiver muitas páginas, ele deve ser feito de forma que a leitura agrade e que facilite caso o leitor queira encontrar alguma informação importante.
Para isto, veja algumas dicas de como otimizar o seu conteúdo no PDF, para conseguir um melhor aproveitamento do material pelo leitor. Este tipo de otimização também ajuda para que seu conteúdo apareça nas primeiras páginas nos sites de busca, como Google, Bing, Yahoo, entre outros. Confira!

Use intertítulos

Segmentar o conteúdo que você está apresentando em intertítulos torna o texto mais fluido, dividindo-o de acordo com os temas. Por exemplo, se você vai falar sobre como estudar melhor para concursos, coloque cada dica como um intertítulo, desenvolvendo melhor estes temas em cada bloco de texto dentro deles.
Assim, o leitor identificará os pontos que serão abordados ao escanear o texto pela primeira vez e saberá se o conteúdo vai atender as suas necessidades. Terá noção de quanto tempo terá para ler cada parte. Sem contar que, para a formatação, torna-o mais agradável para ser lido, o que é essencial para manuais, artigos e e-books longos.

Foque em palavras-chave

Quando o leitor abre o buscador de texto no PDF, ele irá imediatamente procurar por uma determinada palavra-chave: algum conceito, alguma informação ou nome de produto, por exemplo, que seja do interesse dele, sem o qual aquele conteúdo se torna dispensável. Por exemplo, se ele está procurando por como registrar domínio do seu site, ele provavelmente vai pesquisar “registrar”, “domínio” e “registrar domínio”. Se ele não encontrar essas duas palavras relacionadas, ele vai abandonar aquele conteúdo, ou pode ser que nem faça o download dele. Por isto, pense sempre no que o leitor espera daquele conteúdo, e coloque as informações relevantes através de palavras-chave. Mesmo que algumas vezes seja preciso repetir determinadas palavras, mas são elas que darão o norte para o usuário de que aquele texto fala sobre o que ele precisa.

Adicione metadados

Pensando em questões de direitos autorais e busca através de sites como o Google, se torna importante adicionar metadados no seu PDF. São informações que não virão no texto, mas que são lidas pelos motores de busca e pelos leitores de PDF. Elas ajudam a registrar que aquele conteúdo é mesmo seu e também que ele oferece dados sobre o que o documento trata. Assim, quando o usuário buscar no Google “tutorial de como registrar o domínio”, os metadados serão lidos pelos algoritmos de busca e, através da palavra-chave “registrar domínio”, ele será encontrado. Além disso, o texto é mais claro do que a introdução do PDF, indo direto ao ponto, indicando ao leitor que a informação buscada está contida naquele arquivo. Nele podem ser acrescentados o título, o assunto do conteúdo, autor e palavras-chave principais.

Pense na formatação

O conteúdo do texto é importante, mas a forma como ele é apresentado também é relevante. Isto também é considerado pelos motores de busca na hora de escanear o seu arquivo para apresentá-lo em determinada posição no ranking da busca orgânica.

Não tenha medo de utilizar espaços em branco no texto. São eles que darão fôlego para a leitura. Espaços entre os intertítulos, uma fonte adequada, entretítulos bem demarcados e imagens bem posicionadas, são critérios que devem ser considerados na hora de diagramar o conteúdo final. Lembre-se, conteúdo é rei, mas está sempre ancorado na formatação para conseguir sucesso.

Estas são algumas dicas que você deve seguir, pensando nos motores de busca e no leitor que se interessará pelo seu conteúdo. Porém, se você está produzindo conteúdo para seu curso online ou outras formas de envio de informação exclusivas através de compra, deve ficar atento. Deixar estes materiais abertos, sem uma blindagem, pode acabar facilitando fraudes e piratarias, vendo seu conteúdo exclusivo sendo difundido por aí.

Caso se preocupe com a violabilidade do seu conteúdo e com questões de direitos autorais, que tal blindá-lo, de forma segura e sem ter que depender de mecanismos como criptografia, por exemplo? Existem empresas que pode aplicar marcas d’água irremovíveis em seu PDF, além de poder customizar, acrescentando, por exemplo, o CPF do usuário que participa do seu curso online, para saber quem foi responsável pela divulgação ilegal do conteúdo sem autorização, para evitar pirataria.

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